terça-feira, 9 de abril de 2013

ESPÍRITO SANTO! QUEM?




                                           ESPÍRITO SANTO! QUEM?


   " E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, donde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? JESUS respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem me não ama não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o ESPÍRITO SANTO, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:16-26".
                " O Espírito da verdade... o mundo não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês." (v.17)
   Por muito tempo, para muitos de nós, o Espírito Santo foi um ilustre desconhecido. E, para muitos, ainda o continua sendo! O próprio Credo Apostólico nos dá boa explicação sobre a Pessoa  do Pai (o criador) e do filho (o Salvador). No entanto, ao falar do Espírito Santo, apenas declara: " Creio no Espírito". Martim Lutero, na sua explicação no Catecismo Menor, deixa o artigo sobre o Espírito Santo sem uma aplicação prática da fé na terceira Pessoa da trindade, ao contrário do que faz ao falar do Pai e do Filho. Conta-se a anedota de que, na Idade média, havia um colecionador de relíquias. Dizia ter uma lasca da cruz em que JESUS fora crucificado, um osso de Pedro, uma pedra do templo de Salomão... Certo dia, comentou: "Agora só falta uma pena do "Espírito Santo".
   Muitos ainda não conhecem nada mais sobre o Espírito Santo além da sua manifestação no batismo de JESUS. Falar em experiência pessoal e atuação sobrenatural do Espírito Santo pode até escandalizar. É uma pena (sem trocadilhos!), uma vez que a Palavra de DEUS está repleta de testemunhos acerca da Sua Pessoa e obra na vida da igreja e do cristão. Por outro lado, no reverso da ignorância, há tantos outros, no extremo do exagero, da confusão e beirando a heresia em nome do Espírito Santo. Aliás, admira-me que certas igrejas ainda não estejam vendendo a "pena urgida da pomba do Espírito'. A Bíblia afirma que podemos conhecer o Espírito da Verdade que habita em nós e entre nós. Mas como? O que significa afirmar: "Eu creio no Espírito Santo!"? Quem Ele é? O que faz? Sua obra é atual?  Ore pedindo ao Espírito Santo que nos guie a toda a verdade e a experiência profundas e genuínas com Ele. Amém!!


Livro orando em família e  Bíblia  Sagrada
Maria Ivoneide Siqueira Neto
Carpina- Pe
09/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário