domingo, 9 de março de 2014



    TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO


   "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o ESPÍRITO SANTO estava com ele revelara-lhe o ESPÍRITO SANTO que não passaria pela morte antes de ver o CRISTO do SENHOR. Movido pelo ESPÍRITO, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino JESUS para fazerem com ele o que a lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a DEUS, dizendo: Agora, SENHOR, pode despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E estavam o pai e a mãe do menino admirados com que ele dizia. Simeão os abençoou e disse Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada transpassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações. Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançado em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixara o templo,mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a DEUS e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2.25-38".

   "Todos ficaram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em noutra língua, conforme o ESPÍRITO os capacitava. Atos 2.4"

   No livro de Atos, na primeira igreja, percebemos o agir do ESPÍRITO SANTO se manifestando na vida das pessoas. amavam umas ás outras, ajudavam-se mutualmente, a ponto de seu jeito de viver fazer as pessoas de fora sentirem simpatia pelo povo da igreja. Buscavam a DEUS e eram libertos do pecado, o grande obstáculo do agir de DEUS. Assim ficavam limpos para o agir do ESPÍRITO SANTO e capacitados para a obra de DEUS. Elas aprenderam que "Só quem reconhece ser um pecador perdido, abre espaço para ação do ESPÍRITO".
   A Bíblia chama essa capacitação do ESPÍRITO de dom. três capítulos tratam dos dons (Romanos 12; 1 Corintios 12 e Efésios 4). Em Pentecostes, os discípulos receberam o dom de falar noutras línguas, mas eles falavam conforme o ESPÍRITO os capacitava, isto é: O que diziam não vinham deles, mas de DEUS. Antes estavam cheios de medo, mas agora, a presença do ESPÍRITO encheu aquelas vidas para que unidos num só propósito, compreendessem e aceitassem o plano de DEUS, sendo encorajados a testemunhar a salvação. Este é o propósito de todos os dons espirituais: Querem ser usados em benefício do REINO de DEUS.
   E você, caro leitor, já se sentiu vazio? Acha que não tem dons? Encontra-se desaminado? Encorajo você a buscar a DEUS de todo coração, como diz o profeta jeremias "Buscai-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29.13 - ARA". DEUS é fiel em todas as suas promessas "O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras. Salmos 145.13". Portanto, se Ele falou, também cumprirá. Por isso seja ousado em buscar ao SENHOR e você experimentará o Seu poder fluindo em sua vida a cada momento. DEUS lhe dará o dom que você precisa para fazer em seu Reino o que Ele quer que você 
faça!

   Quando José e Maria levaram JESUS ao templo para apresentá-lo a DEUS, conheceram um ancião que lhe disse quem era aquela criança. O cântico de Simeão é frequentemente chamado de Nunc Dimittis, porque estas são as primeiras palavras usadas no cântico na tradução latina. Simeão disse que poderia morrer em paz depois de ter visto o Messias.

   Os judeus estavam bem familiarizados com as profecias do Antigo testamento a respeito das bençãos que o Messias traria a sua nação. Porém, nunca deram a mesma atenção as profecias que diziam que Ele traria a salvação ao mundo inteiro, não apenas aos judeus "Sim, diz ele, : Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. Isaías 49.6". Muitos pensavam que o Messias viria para salvar apenas Israel. Lucas fez questão de que seu público grego entendesse que CRISTO veio para salvar todos os que creem nEle, judeu e gentios.

   José e Maria ficaram admirados por três razões: Simeão disse que JESUS era um presente de DEUS; reconheceu-o como o Messias e disse que Ele seria a luz para o mundo inteiro. Esta foi, pelo menos, a segunda vez que Maria foi saudada com uma profecia a respeito do filho; a primeira vez foi quando Isabel lhe deu as boas vindas como a mãe de seu SENHOR.

   Simeão profetizou que JESUS traria duplas consequências a Israel: Alguns cairiam por causa dEle "Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa as duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos. Isaías 8.14-15", enquanto outros serão elevados "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. Malaquias 4.2". Não é possível manter-se neutro em relação a JESUS; as pessoas o aceitam alegremente ou rejeitam-no. Como a mãe, Maria ficaria entristecida pela rejeição que JESUS enfrentaria. Esta é a primeira referência a dor materna no Evangelho de Lucas.

   Embora Simeão e Ana fossem muito idosos jamais perderam a esperança de que veriam o Messias. Guiados pelo ESPÍRITO SANTO, eles estão entre os primeiros a dar testemunho sobre JESUS. Na cultura judaica, os anciãos eram respeitados; devido a idade de Simeão e Ana, suas palavras trouxeram uma confirmação extra. Nossa sociedade valoriza mais a energia da juventude do que a sabedoria dos anciãos; assim, as contribuições dos idosos são frequentemente ignoradas. Como cristãos, devemos inverter estes valores. Encoraje as pessoas na terceira idade a compartilha sua sabedoria e experiência. Ouça cuidadosamente quando falarem. Ofereça-lhes sua amizade e ajude-as a encontrar caminhos para continuar a servir a DEUS.

   Ana foi chamada de profetiza, o que indicava que ela estava de forma incomum, muito próxima a DEUS. Os profetas não necessariamente prediziam o futuro. Seu principal papel era falar algo da parte de DEUS para a igreja, proclamando a verdade.

   SENHOR NOSSO DEUS DAI-NOS OS TEUS DONS E A TUA SABEDORIA PARA USARMOS A SERVIÇO DO TEU REINO AQUI NA TERRA PARA SERMOS LUZ E SAL E LEVARMOS A TUA SALVAÇÃO AQUELES QUE ESTÃO NAS TREVAS, EM NOME DE JESUS CRISTO NOSSO SALVADOR. AMÉM.



MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO

ORANDO EM FAMÍLIA E BÍBLIA DE ESTUDO.

SALGUEIRO-PERNAMBUCO 09 DE MARÇO DE 2014.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário