sábado, 18 de maio de 2013

SOMOS COMPRADO! SOMOS DE OUTRO DONO!




                                SOMOS COMPRADO! SOMOS DE OUTRO DONO!


     Não sabeis que os vossos corpos são membros de CRISTO? E eu, porventura, tomaria os membros de cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. mas aquele que se une ao SENHOR é em espírito com ele. Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmo? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a DEUS no vosso corpo. 1 Coríntios 6.15-20.
          Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por DEUS, e que vocês não são de si mesmos? (v.19)
        A afirmação bíblica de que, na verdade, o nosso corpo não nos pertence, causa uma colisão frontal com o respeito com o espírito consumista de nossos tempos. Receio que poucos cristãos entendam essa realidade espiritual: Não somos de nós mesmos. Não fazemos o que queremos, especialmente com o nosso corpo, pois ele pertence a DEUS e foi feito membro de cristo. Numa época em que o culto ao corpo está tão fortemente enraizado em todas as pessoas, é difícil aceitar essa realidade. Somos a "geração saúde", e cuidar do corpo não é ruim, pois honra ao SENHOR que em nós habita.
          Por outro lado, o SENHOR nos diz como devemos usar este corpo. Especialmente não o reduzindo a prática sexuais imorais, ou a prática que atentam contra os Seus propósitos, como no caso do adultério. A sociedade de consumo usa do forte instinto de sobrevivência presente no ser humano, para aliá-lo ao sexo como produto de consumo, viciando-nos naquilo que ela nos quer vender. E aí não faltam produtos que dão vazão a desejos ilimitados.
          Somos instados pelo texto bíblico a fugir dessas coisas, a colocar outras em seu lugar. Não deixarmos que os desejos carnais governem a nossa vida. Há uma sexualidade boa e bonita a ser desenvolvida, na qual, pela inspiração do Espírito você continuará no controle, no comando do seu ser, sem entregá-lo a outros senhores. Invista nela. Aprofunde amizades reais (não apenas virtuais), crie vínculos, construa bons relacionamentos, que edifiquem e levem a uma sexualidade que vá além da sexualidade genital. Que não sejam reducionistas e não desintegrem a nossa humanidade e nossa espiritualidade. 
   Este ensino a respeito da imoralidade sexual e das prostitutas era especialmente importante para a igreja coríntia porque o templo da deusa do amor, Afrodite, ficava em Coríntia. Esse templo empregava mais de mil prostitutas como sacerdotisas, e o sexo era parte do ritual de adoração. Paulo declarou claramente que os cristãos não devem tomar parte da imoralidade sexual, ainda que isso seja aceitável e popular em nossa cultura.
   Os cristãos, são livres para ser tudo o que puderem para DEUS, mas não estão livres de DEUS. O SENHOR criou o sexo para ser um belo e essencial ingrediente do casamento, mas o pecado sexual - a prática do sexo fora do casamento - sempre fere alguém. É uma atitude que magoa a DEUS porque mostra que preferimos seguir nossos próprios desejos a colocar-nos sob a direção do ESPÍRITO SANTO. Fere também os outros porque viola o comprometimento tão necessário a um relacionamento sadio. Além disso, frequentemente traz doenças ás pessoas. Ainda afeta profundamente a personalidade, que responde através da angustia por esses ferimentos de caráter físico e espiritual.
   O que Paulo quis dizer quando mencionou que o nosso corpo pertence a DEUS? Muitas pessoas dizem que têm o direito de fazer o que quiserem com seu corpo. Embora pensam que isso seja liberdade, estão na realidade escravizadas, por seus próprios desejos. Quando nos tornamos cristãos, o ESPÍRITO SANTO passa a habitar em nós. Assim sendo, o nosso corpo não nos pertence mais. O fato de DEUS ter nos comprado "por bom preço" alude nossa condição de escravos adquirido em um leilão. A morte de JESUS CRISTO nos libertou do pecado, mas nos obriga a servi-lo. Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará evitar violar as regras do edifício. Por seu corpo pertence a DEUS, você não deve violar os padrões de vida estabelecidos pelo SENHOR. 



ORANDO EM FAMÍLIA
BÍBLIA SAGRADA
MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
CARPINA PERNAMBUCO 18 DE MAIO 2013
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário