quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIETA DA ALMA!




                       DIETA DA ALMA!


  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de DEUS; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem  haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu-o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a benção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas  o tivesse buscado. Hebreus 12. 14-17.
                 
                "O reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).
       
      Cada vez mais crescem os cuidados com o corpo. Aparecem sugestões de dietas para emagrecer para manter o peso, controlar o colesterol, etc. Todas têm um alvo certo: cuidar do organismo para alcançar a meta de uma vida mais saudável. As diversas terapias, academias, etc. São instrumentos para esse objetivos, e o esforço é louvável. Mas uma dieta alimentar sem o corte do que é prejudicial, seja por excessos ou contaminação, não promoverá a saúde e o bem estar.
          Perguntamos, porém: E quem vai cuidar da alma? Qual a dieta, qual o exercício que elimina as "toxinas" do nosso interior e o excesso de "gorduras" das fortes emoções? Gostaria de indicar uma dieta para  a alma, com o alicerce de cortes radicais, por meio da consagração a DEUS . Esta consagração só pode partir de um coração que provou a intimidade com JESUS CRISTO. A dieta está baseada na eliminação de cinco sentimentos que em nós produzem uma espécie de lixo interior e que são: Orgulho, inveja, amargura, vingança e ódio. A partir das Escrituras e do que está em dicionários, podemos dizer que:
        Orgulho é um conceito exagerado de si próprio e produz isolamento social. Inveja vem da cobiça e é desgosto pelo bem ou pela felicidade de alguém outro, desejo de possuir o bem alheio. Amargura é o sofrimento decorrente do ressentimento. Vingança é represália  desforra, retribuir um mal com outro mal. Ódio é aversão a uma pessoa, atitude ou coisa; é repugnância, antipatia, desprezo. CUIDADO! A vida é dom de DEUS. Viver, e viver bem, é uma necessidade e também um desafio. Cuide bem do seu corpo, elimine tudo aquilo que faz mal. E cuide também de sua vida interior, eliminando as toxinas da alma e a destruição que elas produzem. O pecado sempre bloqueia a nossa visão em relação a DEUS; por esta razão, se quisermos vê-lo, deveremos renunciar ao pecado e obedecê-lo quem subirá ao monte do SENHOR? Quem  há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. (Salmos 24.3-4). A santidade anda lado a lado com uma vida de paz. Um relacionamento correto com DEUS nos leva a relacionamentos corretos com os outros irmãos. Embora nem sempre amemos os nossos irmãos da forma apropriada, à medida que nos tornamos mais parecidos com CRISTO deveremos procurar a paz com todos.
        Como uma  pequena raiz que cresce e se torna uma grande árvore, a amargura surge em nosso coração e obscurece até os nossos relacionamentos cristãos mais profundos. Uma " raiz de amargura" 
surge quando permitimos que a decepção se transforma em ressentimento ou quando alimentamos rancores relacionados a mágoas passadas. A amargura traz consigo o ciúme, a dissensão e a imoralidade. Porém, quando o Espírito Santo nos enche, Ele pode curar a mágoa que causa a amargura. A história de Esaú  nos mostra que os erros e os pecados têm consequência mais duradouras do que imaginamos. Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú  e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom. Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura. (Gênesis 25.29-34). Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele de Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a benção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim? (Gênesis 27.36). Mesmo o arrependimento e o perdão nem sempre eliminam as consequências do pecado. Com que frequência  você toma decisões baseando-se naquilo que deseja agora, em vez de tomá-las baseando-se naquilo que é necessário a longo prazo? Avalie os efeitos de longo prazo de suas decisões e ações. Uma dose reforçada da palavra de DEUS é a melhor refeição espiritual. Amém!  


ORANDO EM FAMÍLIA 
BÍBLIA DE ESTUDO
MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO 
CARPINA PERNAMBUCO 22 DE MAIO 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário