domingo, 29 de setembro de 2013

QUE PAÍS SERÁ ESTE?





  

              QUE PAÍS SERÁ ESTE?

   "Filho meu, se aceitares as minha palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento á sabedoria o teu ouvido e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alcançares a voz, se bucares a sabedoria como a prata e como tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de DEUS. Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas veredas. Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável á tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará. Provérbios 2.1-11".

   "Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento. Provérbios 23.23".

   Treze de junho de 2006. Pela manhã eu estava num consultório médico. Enquanto esperava, li uma entrevista de famosa artista da televisão. O repórter a interrogava sobre a situação política  de nosso país. Em síntese ela respondeu dizendo que é muito difícil administrar bem o nosso país. A sociedade, dizia ela, de modo geral vive de forma desleal. Encontramos infidelidade em todas as camadas de nossa gente. Vícios enraizados já fazem parte da cultura. Os corruptos e corruptores são incontáveis. A educação deixa muito a desejar. A artista deixa a indagação: "QUE PAÍS É ESTE?".
   A tarde desse dia teve então inicio o campeonato mundial de futebol na Alemanha. Não era dia de jogo para a equipe do Brasil. Mesmo assim o comércio e a industria fecharam as portas. A impressa noticiava tudo com tal estardalhaço e com tal penetração que  quem não desse apoio irrestrito ao evento nem poderia ser considerado patriota. O jeito foi eu também parar e ligar a televisão. Enquanto assistia, meus pensamentos  andaram pelo livro de provérbios. E fiquei a imaginar o texto acima: O versículo 4 poderia ser escrito assim: "Se procurar a sabedoria como se procura a eficiência no jogo de futebol e se buscar a integridade como os jogadores de um time de futebol perseguem seu sucesso pessoal, haveríamos de entender o que é temer o SENHOR e acharíamos o conhecimento de DEUS".
   Ora, se o entusiasmo pela verdade, pela lealdade, a fidelidade e a moralidade fosse tal, entenderíamos o temor do SENHOR e viveríamos o conhecimento do altíssimo. Desta forma certamente já não seriamos mais um país do terceiro mundo, nem uma nação contaminada de vícios e de falcatruas. Nem seriamos apenas um país do primeiro mundo, mas a nação mais justa e feliz da terra.
   A sabedoria vem de dois modos: É um dom dado por DEUS e o resultado de uma busca enérgica. A origem da sabedoria é DEUS e a sua Palavra revelada, a fonte de conhecimento e entendimento. Desta forma, a sabedoria é o dom de DEUS para nós. Mas ele a dá somente aos que realmente a buscam. Pelo fato de a sabedoria divina estar escondida dos rebeldes e dos tolos, é necessário um esforço para encontrá-la e usá-la. O caminho para ela demanda esforço, coragem e vigor. Quando estamos no caminho, descobrimos que a verdadeira sabedoria vem de DEUS e que Ele nos guiará e recompensará por nossa procura sincera e persistente.
   DEUS dá sabedoria e vitória aqueles que o buscam, mas não aos que vivem de modo irresponsável para com seus dons e recursos. Se formos fieis ao SENHOR e mantivermos em mente o propósito de servi-lo em nossa vida, Ele nos afastará do orgulho e da cobiça.
   Adquirimos a sabedoria através de um constante processo de crescimento. Isso implica:
 1 - Confiar em DEUS e honrá-lo.
 2 -  Saber que a Bíblia nos revela a sabedoria de DEUS.
 3 - Fazer uma série de escolhas para evitar a decadência moral.
 4 - Ao fazermos escolhas erradas ou cometermos algum pecado, aprender com os erros e recomeçar no caminho certo.
   As pessoas não desenvolvem todos os aspectos da sabedoria de uma vez. Por exemplo, algumas tem mais amor que descrição; outras têm mais conhecimento do que bom senso. Mas podemos orar para alcançar todos os aspectos da sabedoria e dar os passos corretos e dar os passos corretos para desenvolvê-la em nossa vida.      
Uma vida dirigida por DEUS é a melhor contribuição para o bem do País.



MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
PÃO DIÁRIO BÍBLIA DE ESTUDO
SALGUEIRO PERNAMBUCO
29 DE SETEMBRO 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário