domingo, 13 de julho de 2014



O SOLDADO DE CRISTO LUTA ORANDO

"PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS, AOS SANTOS QUE VIVEM EM ÉFESO E FIÉIS EM CRISTO JESUS, GRAÇA A VÓS OUTROS E PAZ, DA PARTE DE DEUS, NOSSO PAI, E DO SENHOR JESUS CRISTO.
(EFÉSIOS 01:01-02)

Em sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo passou por Éfeso. Situada junto ao mar Egeu, com cerca de 300.000 habitantes, era a principal cidade da Ásia Menor, o oeste da Turquia de hoje. Éfeso era um centro cultural grego e nela floresciam religiosidades pagãs. Ali se encontrava o templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Nesse ambiente pagão nasceram comunidades de discípulos de Jesus. Ao passar por Éfeso, Paulo conheceu um grupo de discípulos, que recém estava andando seus primeiros passos com o Senhor (Atos 19). Ali ele permaneceu por dois anos pregando o evangelho e ajudando na edificação da igreja.
E ele dedicou-se ao ensino, porque não era fácil ser seguidor de Jesus nesse contexto. Havia a pressão externa, muitas vezes transformada em perseguição por parte das autoridades políticas e religiosas e da população pagã. Ele próprio chegou a sofrê-la, tendo que lutar com feras em Éfeso ("Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos". 1 coríntios 15:32); ("Por esse tempo, houve grande alvoroço acerca do Caminho". Atos 19:23). Além disso, havia dificuldades internas: pregadores itinerantes saíam mundo afora, pregando e ensinando, em nome de Jesus, toda uma variedade de falsas doutrinas. Nessa situação, ser cristão fiel ao evangelho de Jesus representava uma luta diária.
A carta aos Efésios é uma carta circular de Paulo aos cristãos que viviam em Éfeso e nas pequenas cidades da redondeza. Ele a escreve da prisão ("Por esta causa eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios," Efésios 03:01). Paulo entende a luta do cristão e da igreja. Ele mesmo tem sofrido toda sorte de privações e provações por causa do evangelho. Com sua amorosa carta, ele quer transmitir uma mensagem aos seguidores de Jesus em Éfeso que é muito atual em nossos dias: o seguidor de Jesus é como um soldado em luta, mas ele luta orando.

Leia a carta de Paulo aos Efésios nesta semana.

Paulo escreveu esta carta aos crentes de Éfeso e aos outros crentes de todos os lugares para lhes transmitir um abrangente ensino sobre como deveriam alimentar e manter a unidade da igreja. Desejava deixar por escrito essa importante recomendação, porque estava na prisão por ter pregado as Boas Novas e por não poder visitar as igrejas pessoalmente. As palavras "em Éfeso" não estão presentes em alguns dos primeiros manuscritos, portanto, provavelmente essa era uma carta circular. Foi primeiramente enviada a Éfeso e, em seguida, às demais igrejas vizinhas. Paulo não faz menção a nenhum problema em particular ou a circunstâncias locais. Também não deixa nenhuma saudação especial.
Nessa ocasião, já fazia 30 anos que Paulo havia se convertido ao cristianismo. Ele havia feito três viagens missionárias, nas quais estabelecera várias igrejas ao redor do mar Mediterrâneo. Quando escreveu aos efésios, Paulo estava preso em Roma (ver Atos 28:16ss). Apesar de estar prisioneiro, tinha a liberdade de receber visitas e escrever cartas.
"Fiéis em Cristo Jesus" - que excelente reputação! Esse título seria uma honra para qualquer crente. O que seria necessário para que os outros lhe caracterizassem como um fiel seguidor de Cristo Jesus? Mantenha-se firme em sua fé, dia após dia, obedeça fielmente a Deus até nos detalhes da vida. Agindo assim, você ficará conhecido como um fiel seguidor do Senhor Jesus Cristo, como os efésios.

LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA E BÍBLIA DE ESTUDO

MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO

SALGUEIRO-PE, 13 DE JULHO DE 2014









Nenhum comentário:

Postar um comentário