ORAR EM ESPÍRITO
"Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em CRISTO, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. Efésios 6.18-20"
"Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica. Versículo 18"
Por isso mesmos, os discípulos de JESUS são fracos para enfrentar a batalha diária da FÉ. O reformador Martinho Lutero já cantava "... a minha força nada faz, sozinho estou perdido". A força do discípulo está em CRISTO, no seu SENHOR.
O apostolo Paulo teve percepção clara de sua própria fraqueza em um momento especial de sua vida. Percebendo-se enfraquecido por uma doença, orou por três vezes para que o SENHOR removesse esse espinho da carne. No entanto, DEUS respondeu: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.9".
A oração no Espírito é a arma com a qual o cristão e a comunidade lutam em sua reconhecida fraqueza. Oração no Espírito é a oração que o próprio Espírito Santo faz brotar na intimidade com o Pai celeste, a partir da consciência de uma total dependência de DEUS. Não se trata aqui de uma oração ritual, expressão de um mero costume ou obrigação, nem de repetições vazias ou fórmulas prontas.
O reformador João Calvino explica: "Crentes não oram com o objetivo de informar a DEUS sobre coisas que sejam desconhecidas para Ele, ou instigá-lo a cumprir sua obrigação, ou de conclamá-lo como se estivesse relutante. Pelo contrário, eles oram a fim de que possam despertar a si mesmos com o intuito de buscá-lo, exercitar sua FÉ na meditação de suas promessas, aliviarem-se de suas ansiedades ao derramar-se em seu colo. Em uma palavra, que possam declarar que têm esperança e esperam dele somente, para si mesmos e para os outros, todas as coisas boas".
Assim luta o soldado de CRISTO, orando no espírito.
Como podemos orar "em todo tempo?" Uma maneira possível é fazer curtas e rápidas orações a respeito de cada situação que ocorre durante o nosso dia. Outra maneira é organizar nossa vida em torno da vontade e dos ensinamentos do SENHOR, de modo que a nossa própria vida se torne uma oração. Não é necessário que nos isolemos das demais pessoas e de nosso trabalho cotidiano a fim de orarmos constantemente. Podemos fazer da oração a nossa vida, assim como transformamos a nossa vida em uma oração, mesmo vivendo em um mundo que precisa da poderosa influência de DEUS. Também devemos orar por todos os crentes em CRISTO JESUS. Assim, oremos pelos irmãos que conhecemos, bem como pela Igreja, que está em todo o mundo.
O apóstolo Paulo não estava nem desanimado, nem vencido. Mesmo na prisão escreveu palavras de encorajamento. Paulo não pediu que os efésios orassem para que ele fosse liberto da prisão, mas para que continuasse a falar destemidamente e com ousadia a respeito de CRISTO, apesar de estar preso. DEUS pode nos usar em qualquer circunstância para fazermos a sua vontade. Mesmo que oremos por uma mudança em nossas circunstância, também devemos orar pedindo que o SENHOR realize o seu plano por nosso intermédio, exatamente onde estivermos. Conhecer o eterno propósito de DEUS para nossas vidas nos ajudará em meio as circunstâncias mais difíceis.
SENHOR ENSINA-ME A PEDIR PELO QUE TU QUERES!
MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA E BÍBLIA DE ESTUDO
SALGUEIRO - PERNAMBUCO, 12 DE JANEIRO 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário