sexta-feira, 15 de abril de 2016

BATALHA ESPIRITUAL



                                                    BATALHA ESPIRITUAL

   "Quanto ao mais, sede fortalecidos no SENHOR e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura  de DEUS, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de DEUS, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estais, pois firmes, cingido-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça e da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de DEUS; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em CRISTO, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. Efésios 6.10-20"

   "Finalmente, fortaleçam-se no SENHOR e no seu forte poder... Versículo 10"

   Os seguidores de JESUS e a comunidade que os congrega estão inseridos em uma grande luta. Já vimos que Paulo usava um exemplo do contexto militar para descreve as circunstâncias dessa luta. Discípulos de JESUS são identificados com soldados de guerra. "Usam armadura: cinto e couraça; pés calçados e escudo; capacete e a espada." 
   Os adversários a ser enfrentados nessa luta não são pessoas nem as meras circunstâncias adversas nem forças terrenas. Trata-se de uma batalha que acontece diariamente no plano espiritual, "pois a nossa luta não é contra humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de treva, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais". Ela se manifesta, em especial, nas constantes tentações e provações presentes em nossa vida.
   Não há como fugir dessa batalha nem ignorá-la. E ela não pode ser encaradas com armas e equipamentos convencionais, nem com forças humanas. Ela deve ser enfrentada com a ARMADURA de DEUS, com armas com as quais o próprio SENHOR equipa os seus. Essas armas são: "A PROTEÇÃO DE DEUS; A VERDADE; A JUSTIÇA; O EVANGELHO DA PAZ; A FÉ; A CERTEZA DA SALVAÇÃO E A PALAVRA DE DEUS USADA PELO ESPÍRITO".
   A recomendação de vestir essa ARMADURA refere-se à prática perseverante da ORAÇÃO. A armadura do soldado romano lhe era dada pelo seu exército; ao crente, a ARMADURA é dada por DEUS! E, por isso, Paulo insiste com veemência que devemos ORAR! "SOLDADOS" de CRISTO,equipados pelo SENHOR para a batalha, lutam ORANDO. Lutam com os joelhos dobrados. Lutam com a promessa de que o SENHOR os ajudará a resistir e a se manterem firmes e inabaláveis até a morte ou até a volta de JESUS.
   Na vida cristã, lutamos contra principados e potestades (que são poderosas forças malignas compostas por anjos caídos liderados por Satanás ou Lúcifer, que é um adversário que procura nos derrotar), "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1 Pedro 5.8". Para resistirmos aos seus ataques, devemos sempre depender de DEUS e utilizar cada peça da armadura que o SENHOR nos dá. Paulo não está apenas dando um conselho à Igreja de CRISTO em geral, mas a cada crente em particular. Todo o corpo precisa estar vestido com essa armadura. Sempre que enfrentamos os principados e os poderes das trevas, precisamos ter ao nosso lado o poder do ESPÍRITO SANTO.
   Aqueles que não são "CARNES E SANGUE" são os demônios sobre os quais Satanás ou Lúcifer tem controle. Estes não são mera fantasia são bastante reais. Enfrentamos um poderoso exército cujo objetivo é derrotar a Igreja de CRISTO. Quando cremos em CRISTO, estes seres se tornam nossos inimigos e tentam tudo o que for possível para nos afastar do SENHOR e levar-nos de volta ao pecado. Embora tenhamos a vitória garantida, devemos nos engajar nesta luta até a volta de CRISTO, porque Satanás está pelejando constantemente contra aqueles que estão do lado do SENHOR. Precisamos do poder sobrenatural do SENHOR JESUS CRISTO para vencermos Satanás, e DEUS nos deu ao conceder o precioso ESPÍRITO SANTO, que está dentro de cada um de nós, bem como a sua armadura, que está sobre cada um de nós. Quando você se sentir desencorajado, lembre-se das palavras de JESUS a Pedro: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18".
   Como podemo "ORAR EM TODO TEMPO?" Uma maneira possível é fazer curtas e rápidas orações a respeito de cada situação que ocorre durante o nosso dia. Outra maneira é organizar nossa vida em torno da vontade e dos ensinamentos do SENHOR, de modo que a nossa própria vida se torne uma oração. Outra maneira é mantermos a nossa mente ligada ao SENHOR e sempre orarmos em ESPÍRITO em nossa mente colocarmos DEUS em prioridade, em nossa mente e nosso coração DEUS esteja sempre em primeiro lugar. Não é necessário que nos isolemos das demais pessoas e de nosso trabalho cotidiano a fim de orarmos constantemente. Podemos fazer uma oração a nossa vida, assim como transformamos a nossa vida em uma oração, mesmo vivendo em um mundo que precisa da poderosa influência de DEUS. Também devemos orar por todos os crente em CRISTO JESUS. Assim, oremos pelos irmãos que conhecemos, bem como pela Igreja, que está em todo o mundo.
   O apóstolo Paulo não estava nem desanimado, nem vencido. Mesmo na prisão escreveu palavras de encorajamento. Paulo não pediu que os efésios orassem para que ele libertado da prisão, mas para que continuasse a falar destemidamente e com ousadia a respeito de CRISTO, apesar de estar preso. DEUS pode nos usar em qualquer circunstância para fazermos a sua vontade. Mesmo que oremos por uma mudança em nossas circunstâncias, também devemos orar pedindo que o SENHOR realize o seu plano por nosso intermédio, exatamente onde estivermos. Conhecer o eterno propósito de DEUS para nossas vidas nos ajudará em meio as circunstâncias mais difíceis. AMÉM! AMÉM! AMÉM! AMÉM! SEJA ABENÇOADO COM ESTA PALAVRA.


MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA 
BÍBLIA DE ESTUDO
SALGUEIRO PERNAMBUCO
15 DE ABRIL 2016.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário