domingo, 21 de agosto de 2016

O ESPÍRITO SANTO, O OUTRO CONSOLADOR

O ESPÍRITO SANTO, O OUTRO CONSOLADOR





 O ESPÍRITO SANTO, O OUTRO CONSOLADOR

   "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o ESPÍRITO da VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixareis órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais, porém, me vereis, porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conheceis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhes Judas, não o Iscariotes: Donde procede, SENHOR, que estás manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu JESUS: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras, e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o consolador, o ESPÍRITO SANTO, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vos la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14.15-27".

   "E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro conselheiro (Consolador) para estar com vocês para sempre. V.16"

   Ao preparar os discípulos para quando não mais estivesse presente. JESUS lhes prometeu pedir ao Pai outro conselheiro. 
   Para entender esse pedido, precisamos fazer uma pequena excursão para a língua em que o NOVO TESTAMENTO foi escrito. Existem duas palavras gregas para outro. A primeira é beteros, que é traduzida por "DIFERENTE", da qual vem nossa palavra heterogêneo. A segunda palavra grega para outro é allos , que é outro do mesmo tipo, espécie, natureza. Por exemplo, na parábola do semeador, JESUS disse que uma semente caiu à beira do caminho; outra caiu no solo rochoso, outra, entre os espinhos e outra, em boa terra "E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: A cem, sessenta e a trinta por um. Mateus 13.4-8". As palavras gregas para outra, nesse versículos, são a tradução de allos. Isso é, os lugares são diferentes, mas a semente é a mesma PALAVRA de DEUS "Este é o sentido da parábola; a semente é a palavra de DEUS. Lucas 8.11".
   No grego, a palavra outro em João "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14.16" também é allos. E teria que ser, porque se o ESPÍRITO SANTO é enviado por JESUS para falar o que tiver ouvido da parte do SENHOR, GLORIFICAR O senhor e receber o que vem do SENHOR "Quando vier, porém, o ESPÍRITO da VERDADE ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vó-lo há de anunciar. João 16.13-14", então Ele tem que, necessariamente, ser igual ao SENHOR JESUS. É como se João estivesse dizendo que o ESPÍRITO SANTO é outro no sentido de ser outra Pessoa, mas é igual no que faz. 
   Consolador é tradução de parakletos, cujo significado literal é "aquele que é chamado ao lado de alguém para ajudar". Também foi traduzido como "ADVOGADO" "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se toda via, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, JESUS CRISTO, o justo. 1 João 2.1".
   O ESPÍRITO SANTO não é uma "FORÇA" nem uma "ENERGIA", e muitos menos uma "VIBRAÇÃO". Ele é a terceira Pessoa da Trindade. ELE É DEUS.
   JESUS estava prestes a deixar os discípulos, mas disse que, permaneceria com eles. Como poderia isto? O Consolador, o ESPÍRITO do próprio DEUS, viria para ficar no lugar de JESUS, cuidando dos discípulos e dirigindo-os. O poder regenerador do ESPÍRITO veio sobre os discípulos bem antes da ascensão de JESUS "E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o ESPÍRITO SANTO. João 20.22", e foi derramado sobre todos os crentes no Pentecostes em (Ver atos 2), logo depois que JESUS ascendeu aos céus. O ESPÍRITO SANTO é a própria presença de DEUS conosco e com todos os cristãos. Ele nos ajuda a viver conforme a vontade de DEUS e a edificar a Igreja de CRISTO na terra. Pela FÉ, podemos encher-nos do poder do ESPÍRITO a cada dia.
   A palavra traduzida como "CONSOLADOR" combina as ideias de conforto e conselho. O ESPÍRITO SANTO é uma pessoa poderosa de DEUS que está ao nosso lado, trabalhando conosco e por nós.
   Nos capítulos deste Evangelho, são ensinadas várias verdades a respeitos do ESPÍRITO SANTO: Ele nunca nos deixará "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14.16"; o mundo não pode recebê-lo "O ESPÍRITO da VERDADE, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14.17"; Ele nos faz lembrar as palavras de JESUS "Mas o consolador, o ESPÍRITO SANTO, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo que vos tenho dito. João 14.26". Ele nos convence  do pecado,. mostra-nos a justiça de DEUS e anuncia o julgamento divino sobre o mal. Ele nos guia na verdade e dá-nos discernimento quanto aos acontecimentos futuros. Ele glorifica a CRISTO. O ESPÍRITO SANTO tem estado ativo entre o povo de DEUS desde o principio, mas, depois do Pentecostes. Ele veio habitar em todos os cristãos. Muitas pessoas não têm consciência da atividade do ESPÍRITO SANTO, mas aqueles que ouvem as PALAVRAS de CRISTO e entendem o poder do ESPÍRITO recebem dEle uma nova maneira de considerar a vida.
   Quando JESUS falou "Voltarei para vós", quis dizer exatamente isto. Apesar de ter ascendido aos céus. Ele enviou o ESPÍRITO SANTO para habitar em cada cristão; ter o ESPÍRITO SANTO é ter o próprio SENHOR JESUS.
   Algumas vezes as pessoas anseiam saber o futuro, pois assim poderiam prepara-se para enfrentá-lo. DEUS optou por não nos dar este conhecimento. Somente ele sabe o que acontecerá, mas nos diz tudo o que precisamos saber para que nos preparemos para o futuro. Se vivermos segundo os seus padrões, Ele não nos deixará; Ele virá a nós, estará em nós e nos mostrará a si próprio. DEUS sabe o que  irá acontecer; e uma vez que estará conosco até o fim, não precisamos temer. Não precisamos saber o futuro para termos FÉ em DEUS, devemos crer nEle, a fim de estarmos seguros quanto ao futuro.
   JESUS disse que os seus seguidores demonstram o amor que sentem por Ele por meio da obediência. Amar é mais do que dizer palavras adoráveis; é um compromisso e uma conduta. Se você ama a CRISTO, prove o seu amor, obedecendo ao que Ele ordena sua Palavra.
   Como os discípulos provavelmente ainda esperassem que JESUS estabelecesse um reino terreno e libertasse Israel de Roma, tinham dificuldade de compreender por que Ele não havia dito ao mundo todo, que era o Messias. No entanto, nem todos podiam entender a mensagem de JESUS. Desde o Pentecostes, as BOAS NOVAS do REINO têm sido proclamado ao mundo inteiro, mas sabemos que nem todos são receptíveis a elas. JESUS reserva as revelações mais profundas sobre si para aqueles que o amam e lhe obedecem.
   JESUS prometeu aos discípulos que o ESPÍRITO SANTO os ajudaria a lembrar-se do que Ele lhes havia ensinado. Esta promessa assegura a validade do NOVO TESTAMENTO. Os discípulos foram testemunhas oculares da vida e dos ensinamentos de JESUS, e o ESPÍRITO SANTO os ajudaria a lembrar-se de tudo, sem tirar-lhes as perspectivas individuais. Podemos estar certos de que os Evangelhos registram com precisão o que JESUS ensinou e fez. O ESPÍRITO SANTO pode ajudar-nos da mesma maneira. À medida que estudamos a Bíblia, podemos confiar que Ele plantará a verdade em nossa mente, convencer-nos da vontade de DEUS e alertará nas ocasiões em que nos desviarmos do caminho correto.
   O resultado final da obra do ESPÍRITO SANTO em nossa vida é a profunda e duradoura paz. Diferente da paz mundana, normalmente definida como a ausência de conflitos, a paz de CRISTO é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; tendo-a, não precisamos temer o presente ou o futuro. Se a sua vida é cheia de preocupações, permita que o ESPÍRITO SANTO encha-o com a paz de CRISTO!  "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de DEUS, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de DEUS, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em CRISTO JESUS.  Filipenses 4.6-7".         
         

 MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
ESTUDO DO LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA 
BÍBLIA DE ESTUDO!
SALGUEIRO- PERNAMBUCO 21/O8/16


Nenhum comentário:

Postar um comentário