sábado, 17 de setembro de 2016

O ESPÍRITO SANTO GUIARÁ A TODA VERDADE!




 O ESPÍRITO SANTO GUIARÁ A TODA VERDADE

"Tenho ainda muito o que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o ESPÍRITO da VERDADE, ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar. João 16.12-15".

   "Mas quando o ESPÍRITO da VERDADE vier, ele os guiará a toda a verdade. V. 13"

   O que significa a expressão: "... ELE OS GUIARÁ A TODA VERDADE?" O que é a verdade?
   No primeiro momento, parece  simples responder à pergunta: Verdadeiro é aquilo que realmente aconteceu, falo a verdade quando não digo uma mentira! Tal resposta está basicamente correta, mas é insuficiente.
   Pouco antes da sua morte, JESUS e Pilatos dialogaram acerca da verdade "Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu JESUS: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? Tendo dito isto, voltou aos judeus e lhes disse: Eu não acho nele crime algum. João 18.37-38": "QUE É VERDADE?", perguntou Pilatos. JESUS respondeu que Ele veio ao mundo para dar testemunho da verdade, vai reconhecê-la.
   Para JESUS, ESTAR na verdade é condição para CONHECER a verdade. Não somos nós que descobrimos a verdade, mas a verdade vem de DEUS, que a concede a nós por meio do seu ESPÍRITO SANTO.
   JESUS disse que Ele é "O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.João 14.6". A revelação da verdade, portanto, não é medida em primeiro lugar por meios de livros, nem da confissão de um credo. Conhecer a verdade não é, em primeiro lugar, uma coisa "DA CABEÇA", racional. Não que a dimensão racional esteja excluída da verdade, mas não se limita a ela.
   A verdade vem a nós através de uma PESSOA! Isso significa que somos envolvidos existencialmente nesse processo de conhecer a verdade. Só quem está no caminho, pode caminhar nele. Por isso, quanto mais você se aproximar de JESUS e de sua palavra, tanto mais você aprenderá a conhecê-lo. Quanto mais você se dispuser a ouvir a JESUS , tanto mais JESUS poderá lhe ensinar. Quando nos dispomos a ouvir, DEUS fala; quando nos dispomos a obedecer, DEUS age!
   A verdade a qual o ESPÍRITO SANTO nos conduz é a respeito de CRISTO. O ESPÍRITO SANTO também nos ajuda, pela prática da paciência, a discernir o certo ou errado.
   JESUS nos disse que o ESPÍRITO SANTO lhes anunciaria "O QUE HÁ DE VIR?: A natureza da missão deles, a oposição que enfrentariam e o resultado final de seus esforços. Eles não estenderam completamente estas promessas até a vinda do ESPÍRITO SANTO, após a morte e ressurreição de JESUS. Então o ESPÍRITO revelou aos discípulos as verdades que foram escritas nos livros que agora formam o NOVO TESTAMENTO.
   "A tua palavra é semente, e tu és o semeador.
     O meu coração é a terra, que Tu semeaste, Senhor!"


ESTUDO DO LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA
BÍBLIA DE ESTUDO
MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 17/09/16.


Nenhum comentário:

Postar um comentário