sexta-feira, 16 de junho de 2017

OS DOIS LADOS DA MOEDA


                     OS DOIS LADOS DA MOEDA

   "Dias depois, entrou JESUS de novo em Cafarnaum, e logo ocorreu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo se aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito e que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, JESUS disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. Mas alguns dos escribas estavam assentados ali a arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é DEUS? E JESUS, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: E te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se ás vista de todos e darem glória a DEUS, dizendo: Jamais vimos coisa assim! Marcos 2.1-12".

   "Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" - disse ao paralítico - "eu digo: Levanta-se, pegue a sua maca e vá para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a DEUS, dizendo: "Nunca vimos nada igual. V. 10 ss"

   A missão de JESUS é perdoar os pecados dos perdidos. As pessoas que viram o paralítico ser curado ficaram maravilhadas e GLORIFICARAM A DEUS.
   Ao contrário, o maligno tem a missão de atrapalhar. Estamos meditando sobre libertação e curas que JESUS realizou. Junto à sinagoga, onde JESUS estava a ensinar, um homem possesso de espírito maligno gritou: "O que queres conosco, JESUS de Nazaré? Veste para nos destruir? Si quem tu és: O Santo de DEUS! Marcos 1.24".
   Daquilo que pessoas duvidam, OS MAUS ESPÍRITOS SABEM. Pela confissão dos maus espíritos e pelo testemunho das obras de JESUS, sabemos que Ele é o Filho de DEUS, capaz de perdoar pecados e curar uma pessoa fisicamente.
   Em face de uma teimosa oposição por parte dos mestres da lei, JESUS curou paralítico dizendo: "Levante-se, pegue sua maca e vá para casa". Assim JESUS, o Filho do homem, deu aos incrédulos a oportunidade de ver sua autoridade.
  Ambos, perdoar pecados e curar são fenômenos da ação e presença de DEUS na terra. Essa foi e continua sendo sua missão neste mundo. Portanto, saibamos que os milagres de JESUS nunca foram provas, mas sinais de seu poder. Para JESUS é a mesma coisa dizer: "seus pecados estão perdoados" ou "levante-se e ande''. São dois lados da mesma moeda.
   As necessidades daquele homem paralítico levaram seus amigos a tomarem a iniciativa de conduzi-lo a JESUS. Quando você reconhece as necessidades de alguém o que costuma fazer? Você age? Muitas pessoas têm necessidades físicas e espirituais que você pode ajudar a suprir, sozinho ou com  ajuda de outros que também se mostrem preocupados. As necessidades humanas comovem aqueles quatro amigos; deixe que elas também o levem a atos de compaixão.
   Naquela época, as casas eram feitas de pedra. Tinham telhados planos, feitos de barro misturado com palha. Escadas externas davam acesso ao telhado. Aqueles amigos devem ter carregado o paralítico pela escada externa até o telhado, então, removeram a mistura de barro e palha o suficiente para descer o amigo até a presença de JESUS.
   Antes de dizer ao paralítico "LEVANTA-TE", JESUS disse: "PERDOADOS ESTÃO OS TEUS PECADOS". Para os líderes judeus, esta declaração foi uma blasfêmia, porque perdoar pecados competia somente a DEUS. De acordo com a lei, o castigo para tal pecado era a morte. Os líderes religiosos entenderam corretamente que JESUS afirmava ter prerrogativas divinas, porém erraram ao julgá-lo. Ele não estava blasfemando, porque sua afirmação era verdadeira. JESUS é DEUS e provou isso ao curar o paralítico.
   No livro de Marcos, essa é a primeira vez em que JESUS é mencionado como "FILHO DO HOMEM". Esta expressão enfatiza que JESUS, ao encarnar, tornou-se humano, embora fosse o Filho de DEUS, ou seja, Ele é totalmente divino, mas fez-se totalmente humano. Como Filho de DEUS, JESUS tem autoridade para perdoar pecados. Como homem, Ele se identificou com nossas mais profundas necessidades e sofrimentos e pode nos ajudar a vencer o pecado. 

   SENHOR JESUS, ASSIM COMO PROMETESTE QUE AQUELE QUE CRÊ EM TI FARÁ TAMBÉM AS OBRAS QUE TENS REALIZADO E COISAS MAIORES FARÁ, DISPÕE DE MIM. USA-ME! AMÉM!

IVONEIDE SIQUEIRA NETO
LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA, BÍBLIA SAGRADA, BÍBLIA DE ESTUDO. 
SALGUEIRO/ PERNAMBUCO 16/06/2017.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário