quinta-feira, 3 de agosto de 2017

O ESPÍRITO SANTO AMPARA E GUIA





       O ESPÍRITO SANTO AMPARA E GUIA

   "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. João 14.18"

   "Não os deixarei órfãos, voltarei para vocês. V 18"

   Ao dizer que vai voltar para os discípulos, JESUS pode estar se referindo a três coisas ao mesmo tempo. Primeiro, em relação à descida do ESPÍRITO SANTO; segundo, ao aparecimento a Seus discípulos após a ressurreição; e, terceiro, também pode ser uma alusão à Sua segunda vinda.
   A linguagem de JESUS é muito amorosa. A palavra órfão revela que o SENHOR falou aos discípulos e fala a nós hoje como alguém que não quer ver os filhos sem apoio e cuidado, pois lembrou que iria estar para sempre conosco "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14.16", pára nos amparar e nos guiar.
   Como o ESPÍRITO SANTO nos guia? Os principais meios que Ele usa para nos guiar são estes:

   1 - O ESPÍRITO SANTO nos guia pela oração. Em Filipenses nos diz: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de DEUS, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz  de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em CRISTO JESUS. Filipenses 4.6-7", está escrito que, ao invés de andarmos ansiosos, devemos informar a DEUS, pela oração, a causa da vossa preocupação.

   2 - O ESPÍRITO SANTO nos guia pela Palavra. O Salmista nos diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos. Salmo 119.105", nos ensina que a Palavra de DEUS é lâmpada e luz para nos iluminar o caminho.

   3 - O ESPÍRITO SANTO nos guia pelo conselho de outros. Ao perguntar o que deveria fazer para ser salvo, o carcereiro ouviu a resposta inspirada de Paulo "Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no SENHOR JESUS e será salvo, tu e tua casa. Atos 16.30-31".

   4 - O ESPÍRITO SANTO nos guia pelas circunstâncias. Portas que se abrem, portas que se fecham "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o SANTO, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá. Apocalipse 3.7". (Leia Atos 16.6-10).

   5 - O ESPÍRITO SANTO nos guia pela paz interior. Ao dizer que a paz de CRISTO deve ser o árbitro em nosso coração "Habite, ricamente, em vós a Palavra de CRISTO; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a DEUS, com Salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16", Paulo está afirmando que a paz de CRISTO é quem dirige, determina e controla as nossas principais decisões.
   Quando JESUS falou: "Voltarei para vós", quis dizer exatamente isto. Apesar de ter ascendido aos céus, Ele enviou o ESPÍRITO SANTO para habitar em cada cristão; ter o ESPÍRITO SANTO é ter o próprio SENHOR JESUS CRISTO e o próprio DEUS.

   SENHOR JESUS, MUITO OBRIGADO PORQUE O SENHOR NÃO NOS DEIXOU SEM AMPARO E DIREÇÃO. AMÉM!!

MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
ESTUDO DO LIVRO PÃO DIÁRIO
BÍBLIA DE ESTUDO E BÍBLIA SAGRADA
SALGUEIRO-PERNAMBUCO. 03/08/17. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário