domingo, 6 de janeiro de 2019





O ESPÍRITO SANTO NOS ENSINARÁ O QUE FALAR

Leitura: Mateus 10:16-20 e Atos 4:5-22

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;
E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios.
Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós."
(Mateus 10:16-20)

"Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer.
Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós." (Mateus 10:19-20)

Ao aceitar o chamado de Jesus, não sabemos o que vamos encontrar, nem qual será a reação das pessoas, porque cada situação que encontramos é diferente. Não há como ter discursos previamente preparados. A grande pergunta então é: o que falar em situações adversas?
Podemos preparar-nos para isso. Não me refiro a anotar num papel o que vamos dizer, nem a decorar versículos. Essencial é a íntima comunhão com Deus. Por isso abasteça-se junto a Ele por meio da leitura, estudo e meditação da Sua Palavra. Ore e obedeça ao Senhor.
O apóstolo Pedro foi um simples pescador. Ele fala de sua experiência quando recomenda a nós: Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês (1 Pedro 3:15). Assim o discípulo estará de prontidão. Ele não sabe o que encontrará, mas o seu coração estará apto a responder sobre a razão da sua fé.
Também quem vai pregar num culto precisa desse preparo pessoal, dessa santificação. É claro que deve esmerar-se para levar a mensagem aos ouvintes; estudar e meditar no texto bíblico; fazer apontamentos e orar pedindo o revestimento de Deus para poder transmitir a Palavra com fidelidade. Faz tudo para capacitar seus irmãos a anunciar o amor de Deus às pessoas. Todavia, sem a ajuda do Espírito Santo, também o mais dotado pregador não achará as palavras certas!
Tanto num púlpito, como numa conversa casual é preciso que nos seja dado o que dizer!


A atitude dos fariseus aos discípulos foi comparada à atitude dos lobos para com as ovelhas: devastadora. A única esperança dos discípulos era procurar em seu Pastor a proteção.
Nós também podemos enfrentar hostilidade semelhante. Devemos, como os discípulos de Jesus, adotar uma atitude de prudência e sensatez. Não devemos nos comportar como fantoches ingênuos nem ser coniventes com a mentira. Devemos encontrar um ponto de equilíbrio entre a sabedoria e a adaptabilidade ao fazermos a obra de Deus.
Outros textos bíblicos comprovam que, mais tarde, os discípulos experimentaram esses sofrimentos (Atos 5:40; 12:1-3), não apenas por parte dos que estavam de fora (governos e tribunais), mas também por parte daqueles que lhes eram mais chegados (amigos, familiares).
Viver para Deus muitas vezes acarreta perseguições, mas com elas temos a oportunidade de falar sobre as Boas Novas da salvação. Em épocas de perseguição, podemos estar confiantes, porque Jesus "venceu o mundo" (João 16:33), e os que perseverarem até o fim serão salvos (Mateus 10:22).
Jesus disse aos seus discípulos que, ao serem presos por pregarem as Boas Novas da salvação, não deveriam preocupar-se com o que diriam em defesa própria, pois o Espírito Santo falaria por intermédio deles. Essa promessa se cumpriu, como foi descrito em Atos 4:8-14 e em outras passagens.
Alguns, erroneamente, pensam que isso significa que não precisamos preparar-nos para ensinar as Boas Novas, porque Deus cuidará de tudo. Entretanto, as Escrituras ensinam que devemos conhecer a Palavra e cuidadosamente nos preparar para fazermos declarações sábias (Colossenses 4:6). Nesse texto em Mateus, Jesus está nos dizendo para não nos preocuparmos com o que vamos responder, e não para deixarmos de crescer na graça e no conhecimento.
Amém!



Eis-me aqui, Senhor, quero ser instrumento em tuas mãos.


Maria Ivoneide Siqueira Neto
Estudo do livro Orando em Família
Bíblia Sagrada - Bíblia de Estudo
Salgueiro - Pernambuco, 06/01/2019







Nenhum comentário:

Postar um comentário