segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O ESPÍRITO SOPRA ONDE QUER!





             O ESPÍRITO SOPRA ONDE QUER!


"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:1-15)

"Ninguém pode  entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas quem nasce do Espírito é espírito." (v. 5s)

Você gostaria de ter sido um ratinho num canto daquela sala onde Jesus e Nicodemos conversaram noite adentro? Confesso que eu o teria apreciado, pois o breve resumo de João é de dar água na boca! Falavam da transformação que Deus opera em quem crê no seu Filho Unigênito (João 3:16).
Nicodemos era mestre em Israel e não entendia essas coisas! Será que nós as entendemos? Temo que não! Por quê?
Porque, como ele, nós pensamos a partir das coisas terrenas e não das categorias e perspectivas celestiais. Quando Jesus falou que era necessário nascer de novo, Nicodemos duvidou: "Como alguém pode nascer de novo, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!". Ele expressa as duas marcas da nossa miopia: pensamos que devemos e podemos fazer algo para chegar a Deus e que isso deve acontecer segundo as leis da natureza!
As leis da natureza não estão erradas, nem são más. Feitas por Deus, elas se limitam ao universo criado, ao aqui e agora. As coisas terrenas servem de comparação para as espirituais. Por isso Jesus põe dois nascimentos lado a lado: o da água/carne e o do Espírito. Água e Espírito são duas realidades distintas desde a criação (Gn 1:2). Ao nascer da água somos natureza, isto é, limitados ao mundo criado, ao tempo e espaço. E, nascer da carne qualifica essa natureza caída e pecadora.
Mas quem nasce do Espírito é espírito, tem acesso a Deus! Que parto sem igual! Dizemos que nascemos, mas, na verdade, nós somos nascidos! Como uma mãe no parto, o Espírito de Deus é quem faz nascer de novo. E ele o faz, não segundo as leis da natureza, mas segundo o amor de Deus.

Nicodemos foi a Jesus pessoalmente, apesar de poder enviar um de seus assistentes. Queria examinar Jesus por si próprio para separar os fatos dos rumores. Talvez tenha ido encontrar-se com Jesus à noite, porque receasse a opinião de seus companheiros fariseus a respeito de sua visita. Mais tarde, quando entendeu que Jesus era verdadeiramente o Messias, falou corajosamente em defesa dEle (7:50-51). Como Nicodemos, devemos ter nossa experiência pessoal com Jesus; os outros não podem fazer isto por nós. Então, se crermos que Ele é quem diz ser, estaremos dispostos a falar a seu favor!
O que Nicodemos sabia a respeito do Reino? De acordo com as Escrituras, ele sabia que este Reino era governado por Deus, seria restaurado na terra e abrangeria o povo de Deus. Jesus revelou para o devoto fariseu que o Reino viria para o mundo todo (3:16), não somente para os judeus, e que Nicodemos não poderia fazer parte dele a menos que nascesse de novo (3:5). Este era um conceito revolucionário: o Reino é pessoal, não nacional ou étnico; para entrar nele, são necessários arrependimento e renascimento espiritual. Jesus mais tarde ensinou que o Reino de Deus já estava presente no coração dos crentes (Lucas 17:21). Este Reino será completamente manifestado quando Jesus voltar para julgar o mundo e abolir o mal para sempre (Ap 21:22).
A expressão "da água e do Espírito" pode referir-se: (1) ao contraste entre o nascimento físico (representado pela água) e o nascimento espiritual (representado pelo Espírito), ou (2) à regeneração pelo Espírito, simbolizado pelo batismo cristão, visto que a água é usada como agente de purificação, obra realizada pelo Espírito Santo de Deus (Tt 3:5). Nicodemos certamente estava familiarizado com a promessa de Deus registrada em Ezequiel 36:25-26. Jesus explicou a importância do renascimento espiritual, dizendo que o povo não entraria no Reino de Deus por viver uma vida melhor, mas se renascesse espiritualmente.
Quem é o Espírito Santo? Deus é um só, mas subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus se tornou homem em Jesus, para que pudesse morrer por nossos pecados. Jesus ressuscitou para dar salvação a todo o povo por meio da renovação e do renascimento espiritual. Quando Jesus ascendeu ao céu, sua presença física deixou a terra; mas Ele prometeu enviar o Espírito Santo, a fim de que a sua presença espiritual permanecesse em nós (ver Lc 24:49). O Espírito Santo se tornou imediatamente disponível a todos os crentes no Pentecostes (At 2). Enquanto na época do AT o Espírito Santo capacitava indivíduos específicos para objetivos específicos, agora o poder do Espírito Santo está disponível a todos os crentes. Para mais informações sobre o Espírito Santo , leia João 14:16-28; Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; 2 Coríntios 1:22.
Jesus explicou que não podemos controlar a obra do Espírito Santo. Ele opera de uma maneira que não podemos predizer ou entender. Assim como você não controlou o seu nascimento físico, também não pode controlar o seu nascimento espiritual. Este é um presente de Deus, concedido pelo Espírito Santo (Rm 8:16; 1 Co 2:10-12; 1 Ts 1:5-6).
Esse mesmo mestre judeu conhecia todo o AT, mas não compreendia o significado dos textos a respeito do Messias. Conhecer a Bíblia não significa ter a salvação. Você deve conhecê-la, porém muito mais importante que isto é entender o Deus que a Bíblia revela e a salvação que Ele oferece.
Quando os israelitas peregrinavam no deserto, Deus enviou uma praga de cobras para punir o povo por sua rebeldia. Aqueles que estavam condenados à morte pela picada das serpentes eram curados se obedecessem ao mandamento de Deus, que consistia em olhar para a serpente de bronze que fora levantada e crer que Deus os curaria (Nm 21:8-9). Igualmente, a nossa salvação acontece quando olhamos para Jesus, crendo que Ele irá salvar-nos. Deus nos tem dado este precioso Caminho, a fim de que possamos ser curados da ferida fatal, infligida pelo pecado!


Obrigado porque podes salvar quem não tem mais jeito!


Maria Ivoneide Siqueira Neto
Estudo do livro Orando em Família
Bíblia de Estudo - Bíblia Sagrada
Salgueiro - Pernambuco, 15/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário