segunda-feira, 24 de junho de 2019

ELE SEMPRE OUVE !!!!


ELE SEMPRE OUVE

"No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele.
O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem que ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?
Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo.
E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, deem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo.
Então fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros." (Neemias 2:1-9)

"Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade". (Salmo 145:18)

Meu pai era homem de poucas palavras. Ele sofreu perda auditiva no serviço militar e usava aparelhos. Mas um dia quando mamãe e eu falávamos um pouco mais do que ele achava necessário, ele nos disse: "Se quero paz e tranquilidade, tudo o que tenho a fazer é isso." Levantou suas mãos num único movimento, desligou os aparelhos auditivos, cruzou as mãos atrás da cabeça e fechou os olhos sorrindo sereno.
Rimos, pois para ele, a conversa estava encerrada!
Naquele dia, a atitude dele fez-me lembrar como Deus é diferente de nós. Ele sempre quer ouvir os Seus filhos. Vemos isso numa das orações mais curtas na Bíblia. Um dia Neemias, copeiro do rei Artaxerxes da Pérsia, estava triste na presença do rei. Temeroso, quando o rei lhe perguntou o motivo, Neemias confessou que era por causa de Jerusalém, conquistada por seus ancestrais, estar em ruínas. Neemias relata, "Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei..." (4,5).
A oração dele durou apenas um instante, mas Deus a ouviu. E Deus movido pela petição do Seu servo, respondeu as muitas orações de Neemias que já tinham sido feitas em favor de Jerusalém. Naquele momento, Artaxerxes atendeu o pedido de Neemias para reconstruir a cidade.
Não é reconfortante saber que Deus se importa o suficiente para ouvir todas as nossas orações, da menor a maior?


O rei notou a aparência triste de Neemias. Isto o assustou porque era perigoso demonstrar tristeza perante o rei, que poderia executar qualquer pessoa que lhe desagradasse. Qualquer que vestisse roupas de luto era impedido de entrar no palácio (Ester 4:2).
Neemias não teve vergonha de admitir seu medo, mas se recusou a permitir que este sentimento lhe impedisse de realizar a tarefa para a qual fora chamado pelo Senhor. Permitir que o medo nos domine, é permitir que o medo seja, em nosso pensamento, mais poderoso do que Deus. Existe alguma tarefa que Deus deseja que você realize, mas que o medo esteja impedindo? Deus é maior do que todos os nossos temores. Reconhecer porque sentimos medo é o primeiro passo para entregarmos os nossos temores a Deus. Tenha consciência de que se Deus lhe chamou para uma tarefa, Ele lhe ajudará a desempenhá-la e concluí-la.
Com pouco tempo para pensar, Neemias imediatamente orou. Neste livro lemos que por oito vezes ele orou espontaneamente (2.4; 4.4-5, 9; 5.19; 6.14; 13.14, 22, 29). Neemias orava a qualquer hora, mesmo enquanto falava com pessoas. Ele sabia que Deus está sempre no controle, sempre presente e ouve e responde a cada oração. Neemias podia orar com confiança ao longo do dia, pois havia estabelecido um relacionamento íntimo com Deus durante os momentos em que podia fazer orações mais longas (1.4-7). Se quisermos que nossas orações mais urgentes cheguem a Deus, precisamos reservar tempo para cultivar um profundo relacionamento com Ele durante os momentos mais íntimos de oração.
O rei perguntou a Neemias por quanto tempo ele ficaria fora. A Bíblia não registra a resposta imediata de Neemias, mas ele permaneceu em Jerusalém durante 12 anos (5.14; 13,6).
Após esta oração, Neemias pediu permissão ao rei para ir a Judá. Assim que recebeu uma resposta positiva, ele ousadamente pediu mais ajuda. Algumas vezes, quando enfrentamos necessidades, hesitamos em pedir ajuda às pessoas certas por temermos nos aproximar delas. Neemias não agiu assim! Ele foi diretamente à pessoa que mais poderia ajudá-lo. Estas pessoas podem estar mais interessadas e acessíveis do que você pensa. As respostas de Deus às nossas orações podem ocorrer como resultado de nossas solicitações às pessoas.
Neemias tinha posição, poder e muitas habilidades organizacionais, porém reconheceu que a bondosa mão de Deus estava sobre ele. Neemias sabia que sem a força de Deus, seus esforços seriam em vão. Você reconhece a Deus como a fonte de sua capacidade e de seus dons?
Ao chegar em Judá, Neemias foi recebido com oposição. A oposição à reconstrução de Jerusalém já existia há 90 anos por parte daqueles que haviam se estabelecido naquela área quando os judeus foram levados cativos. Em cada geração existem aqueles que odeiam o povo de Deus e tentam impedir a realização dos seus propósitos. Ao tentar realizar a obra de Deus, alguns se oporão e outros até mesmo desejarão que você não consiga realizá-la. Se você estiver esperando por isso, não será surpreendido e será capaz de superar o problema (1 João 3.13). Saber que Deus é o idealizador e o patrocinador de sua tarefa é o melhor incentivo para prosseguir, mesmo diante da oposição. Amém!


Obrigado, Pai, por me abençoares com o privilégio e a oportunidade de orar.

Estudo do Livro Pão Diário
Bíblia Sagrada, Bíblia de Estudo

Ivoneide, Pernambuco, Brasil
24 de junho de 2019





Nenhum comentário:

Postar um comentário