domingo, 20 de outubro de 2019

O ESPÍRITO CAPACITA AO SERVIÇO


O ESPÍRITO CAPACITA AO SERVIÇO

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12:01-11)

Todo movimento cristão, para ser legítimo, precisa aceitar e praticar, de forma irrestrita, as doutrinas bíblicas relacionadas à ação do Espírito Santo. E uma delas é a existência dos dons espirituais nos nossos dias. Os dons são ferramentas que o Espírito de Deus entrega aos crentes, conforme sua vontade e propósito, sempre visando à edificação do Corpo de Cristo, da sua igreja.
Ela está envolvida numa intensa batalha espiritual. Seus conflitos não se travam contra poderes humanos, mas contra as potestades do mal. Os dons são recursos espirituais para lutar contra os poderes que escravizam o ser humano, levando-o ao pecado.
Os dons têm sua origem na ação do Espírito Santo, que é quem os distribui soberanamente aos crentes, com objetivos específicos (1 Coríntios 12:1-11).
Há algumas importantes lições que temos de ter em mente sobre os dons: a) Devemos procurar com zelo os melhores dons, aqueles que trazem mais ao Corpo (1 Coríntios 12:31); b) Os dons devem ser usados para o benefício da igreja e não para proveito próprio; c) Cada cristão deve procurar desenvolver seus dons (1 Timóteo 4:14; 2 Timóteo 1:6); d) Se os dons não forem bem usados poderão provocar confusão no seio da igreja, causando escândalo e prejuízo à obra de Deus; e) O exercício do dons espirituais não indica o grau de espiritualidade de uma pessoa (compare 1 Coríntios 1:4-7 com 1 Coríntios 3:1-3); f) Os dons só terão valor diante de Deus se forem exercidos com amor (1 Coríntios 13).

Os dons espirituais dados a cada pessoa pelo Espírito Santo são habilidades especiais que devem ser usadas para ministrar sobre as necessidades do corpo de crentes. Este capítulo não é uma lista exaustiva de dons espirituais (ver Romanos 12; Efésios 4; 1 Pedro 4:10-11 para mais exemplos). Existem muitos dons. As pessoas têm dons diferentes; algumas têm mais de um dom. Todos os dons vêm do Espírito Santo, são importantes e úteis. Seu propósito é edificar o corpo de Cristo, a igreja.
Em vez de edificar e unir a igreja de Corinto, a questão dos dons espirituais a estava dividindo. Os dons espirituais tornaram-se símbolos de poder espiritual, causando rivalidades. Algumas pessoas pensavam que eram mais "espirituais" do que outras por causa de seus dons. Esse era um terrível mau uso dos dons espirituais, porque seu propósito é sempre ajudar a igreja a ser mais eficaz, e não dividi-la. Podemos ser divisores se insistirmos em usar nossos dons a nosso próprio modo sem sermos sensíveis para com os outros. Nunca devemos usar nossos dons como um meio de manipular os outros ou servir aos nossos próprios interesses.
Qualquer pessoa pode reivindicar estar falando em nome de Deus, e o mundo está cheio de falsos ensinadores. Paulo fornece um teste para nos ajudar a discernir se um mensageiro está ou não realmente falando em nome de Deus: Ele confessa Cristo como Senhor? Não aceite ingenuamente as palavras de todos os que reivindicam falar em nome de Deus; teste suas credenciais descobrindo o que ensinam a respeito de Cristo.
Todos os cristão têm fé. Alguns, porém, têm o dom espiritual da fé, o qual é uma medida incomum de confiança no poder de Deus.
A profecia não é apenas uma previsão sobre o futuro; também pode significar a proclamação da Palavra de Deus com poder. Paulo discutiu o falar em línguas e sua interpretação com mais detalhes no capítulo 14. Não importa quais dons uma pessoa tenha, todos são dados pelo Espírito Santo. Somos responsáveis por usar e aprimorar nossos dons, mas não podemos receber nenhum mérito por aquilo que Deus nos deu gratuitamente.


Senhor Deus, obrigado por fazeres de nós cooperadores na tua seara e por podermos contar com os dons do Espírito Santo, preciosas ferramentas no exercício da nossa missão.


Estudo do Livro Orando em Família
Bíblia Sagrada, Bíblia de Estudo
Ivoneide, Pernambuco, Brasil
20 de outubro de 2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário