quarta-feira, 12 de junho de 2013

ORAÇÃO NO SOFRIMENTO





              ORAÇÃO NO SOFRIMENTO

   "Naqueles dias, Ezequias adoeceu duma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a palavra do SENHOR, dizendo: Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o DEUS de DAVI, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás á casa do SENHOR. Acrescentarei aos teus dias quinze anos e da mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo. Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos; tomaram-na e a puseram sobre a úlcera; e ele recuperou a saúde. Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o SENHOR me curará e de que, ao terceiro dia, subirei á Casa do SENHOR? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou os retrocederá? Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça; antes, retroceda dez graus. Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz. 2 Reis 20.1-9".

    "Assim diz o SENHOR... [a Ezequias]: Ouvi sua oração  e vi suas lágrimas; eu o curarei. Versículo 5".

   O sofrimento é uma das marcas de nosso mundo caído. Ele pode aparecer em múltiplas facetas: Doença ou morte, crise ou dor, inimizade ou injustiça e ainda outras. O sofrimento é uma das manifestações das forças espirituais do mal "porque a nossa luta não é contra o sangue e carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.12", que todos, cedo ou tarde, iremos enfrentar. Por que DEUS permite o mal? Continuará sendo, em boa medida, um grande mistério a ser revelado na consumação dos séculos.
   Dietrich Bonhoeffer, pastor perseguido e morto pelo regime nazista, encontrou no SENHOR o refrigério para o seu sofrimento. Por isso pode orar no Espírito: "SENHOR, mesmo que nos dês a beber o cálice amargo do sofrimento, cheio até as bordas, nós o aceitaremos gratos e sem tremer, pois ele vem das tuas mãos boas e amadas". Sabendo que todo sofrimento passa pela permissão de DEUS, ele não fixou o seu olhar no cálice amargo e sim nas mãos bondosas e amadas que o servem. Por isso aguentou e encontrou conforto. Por causa dessa força recebida na intimidade com o SENHOR, ao ser enforcado, ele pediu que seus olhos não fossem vendados. Venceu a luta, ainda que tivesse de sofrer e morrer.
   Ao mesmo tempo em que podemos aceitar o sofrimento, conformados, nós o levamos ao altar do SENHOR com ousadia. Ousamos não porque? Porque somos arrogantes, enxergamos DEUS como nosso subordinado. DEUS não é nosso servidor, Ele é o SENHOR. Por essa razão, quando oramos, não ordenamos nem exigimos, mas pedimos, ao mesmo tempo, com humildade e ousadia.
   Oramos assim por sabermos que DEUS é Todo-Poderoso, Criador e dono de todas as coisas visíveis e invisíveis, SENHOR sobre a vida e morte. Quando nos dirigimos a Ele, podemos ser ousados e, no final, dizemos: "A TUA VONTADE SEJA FEITA".
   Por um período de mais de 100 anos da história de Judá (732 - 640 a.C.). Ezequias foi o único rei fiel a DEUS. Que diferença ele fez! Por causa da sua FÉ e oração, o SENHOR o curou e salvou Jerusalém dos assírios. Você também pode fazer a diferença, mesmo que sua confiança seja única entre os homens. A FÉ e a ORAÇÃO, quando sincera e dirigidas ao único e verdadeiro DEUS, podem mudar qualquer situação.    
   Por causa da sua compaixão; DEUS acrescentou quinze anos de vida a Ezequiel. As reformas de Ezequias "Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã. Confiou no SENHOR, DEUS de Israel de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 2 Reis 18.4-5". Juntamente com sua confiança permanente em DEUS, durante a invasão assíria."Assim, foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía, lograva bom êxito; rebelou-se contra o rei da Assíria e não o serviu. Mas, se me dizeis: Confiamos no SENHOR, nosso DEUS, não é esse cujos altos e altares Ezequias removeu, dizendo a Judá e a Jerusalém: Perante este altar adorareis em Jerusalém. Até que eu venha e vos leve para uma terra como a vossa, terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel, para que vivais e não morrais. Não deis ouvidos a Ezequias, porque vos engana, dizendo: O SENHOR nos livrará. Porventura, o SENHOR, teu DEUS, terá ouvido todas as palavras de Rabsaqué, a quem afrontar o DEUS vivo, e repreenderá as palavras que ouviu; ergue, pois, orações pelos que ainda subsistem. 2 Reis 18.7,22,32; 19.4". Revelam a constância do caráter desse rei. Quanto a esse respeito, a conduta de Ezequias foi exemplar. Esta passagem não somente ressalta a importância da oração, mas também salienta também a liberdade, compaixão e onipotência de DEUS. "Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em sacos e andava cabisbaixo. Então, veio a palavra do SENHOR a Elias, o tesbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa. 1 Reis 21.27-29"
   Das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade. "Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi. 1 Reis 11.13"
   A ação divina nas curas não exclui o uso de medicamentos. SENHOR ajuda-me a orar com humildade e ousadia. AMÉM.
   
MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
ORANDO EM FAMÍLIA E BÍBLIA DE ESTUDO.
CARPINA - PERNAMBUCO 12/06/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário