domingo, 3 de setembro de 2017

SERVIR A DEUS, NÃO AS RIQUEZAS




       SERVIR A DEUS, NÃO AS RIQUEZAS


   "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um amar ao outro, ou se devotará ao outro. Não podeis servir a DEUS e às riquezas. Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: Não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: Eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se DEUS veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena FÉ? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nós vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.24-34". 

   "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a DEUS e ao dinheiro. V. 24"

   Buscar o Reino de DEUS é buscar prioritariamente o príncipe do Reino - JESUS CRISTO.
   As realidades do Reino em nossas vidas só serão possíveis quando a obra e o exemplo de JESUS CRISTO causarem fascínio em nosso coração. Ele é o SENHOR. Os filhos e as filhas do Reino vivem na confiança nele e em obediência a Ele. Por isso o apóstolo Paulo fala da obediência que vem da FÉ "Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por FÉ, entre todos os gentios. Romanos 1.5"; "E que, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras Proféticas, segundo o mandamento do DEUS eterno, para a obediência por FÉ, entre todas as nações. Romanos 16.26.", e várias de suas cartas iniciam com o ensino sobre a FÉ e terminam desafiando para obediência. Portanto, seguir a JESUS CRISTO deixa de ser uma opção e passa a ser um ato em obediência a DEUS.
   No entanto, há outros encantos. Somos animados pelos apelos de mercado a imitarmos aos homens e às mulheres propaganda. Vão sendo apresentados e construídos perfis e estilos marcados por valores baseados na aparência, no poder e nas riquezas. Isso vai desde o mundo dos negócios aos espaços políticos e religiosos.
   A onda de consumo vai seguindo a mesma lógica, de modo que, quem consome, percebe-se aceito no reino das riquezas. Aí, já não basta ser rico, é necessário obedecer e servir ao reino das riquezas. Ele favorece a onda do consumo. Os sacerdotes das riquezas percebem o testemunho de seus devotos - a fachada, o estilo de cada pessoa vai denunciando a opção.
   A que reino nós pertencemos?
   O Reino de DEUS é comparado ao fermento que leveda toda a massa. A ideia é que precisamos seguir um caminho na contracultura da história. Somos chamados a seguir JESUS CRISTO, buscando em primeiro lugar o seu Reino e a sua Justiça.
   JESUS disse que podemos ter apenas um mestre ou senhor. Vivemos em uma sociedade materialista, onde muitas pessoas servem ao dinheiro. Gastam toda a vida acumulando-o, mesmo sabendo que, ao morrer, não levarão consigo. O desejo de certas pessoas pelo dinheiro e por aquilo que este pode comprar é muito superior a seu comprometimento com DEUS e com os assuntos espirituais. Gastam muito tempo e energia, pensando no que têm armazenados (dinheiro e outros bens)
   Não caia na armadilha materialista "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males. 1 Timóteo 6.10" Você pode dizer honestamente que DEUS, e não o dinheiro, é o seu SENHOR? Um bom teste é perguntar a si mesmo quem ou o que ocupa mais seus pensamentos, seu tempo e seus esforços.
   JESUS contrastou os valores celestiais com os terrenos quando explicou que a nossa vida deve ser direcionada para coisas que não desaparecerão, que não podem ser roubadas ou consumidas e que nunca se desgastam.
   Não devemos ficar fascinados por nossos bens, a fim de que eles não possuam. isto significa que podemos ter de fazer alguns cortes se os nossos bens  se tornarem excessivamente importantes para nós. JESUS exige uma decisão que nos permita viver satisfeitos com o que temos; para tanto, devemos escolher o que é eterno e duradouro.
   Por causa dos efeitos maléficos da preocupação, JESUS recomendou que não fiquemos ansiosos por causa das necessidades que DEUS promete prover.
   A preocupação pode:
   1 - Prejudicar nossa saúde.
   2 - Reduzir nossa produtividade.
   3 - Afetar negativamente o modo como tratamos os outros.
   4 - Diminuir nossa confiança em DEUS. Quantos destes efeitos maléficos você está experimentando? Aqui está a diferença entre a preocupação e o interesse genuíno: A preocupação nos imobiliza, mas o interesse nos leva à ação.
   Buscar em primeiro lugar o Reino de DEUS e a sua justiça significa priorizar DEUS em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do SENHOR, sirvamos e obedeçamos a DEUS em tudo.
   O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhermos dar ao SENHOR o primeiro lugar em cada área de nossa vida, qualquer um desses interesses pode ocupar rapidamente o lugar de DEUS.
   Dedicar-se para planejar o amanhã é bom, porém preocupar-se excessivamente com o futuro é um desperdício. As vezes é difícil estabelecer a diferença entre planejar e inquietar-se. O planejamento cuidadoso consiste em pensar sobre metas, métodos e programas, confiando na direção de DEUS. Quando bem feito, o planejamento pode ajudar a aliviar a preocupação. Porém aqueles que ficam ansiosos são consumidos pelo temor e consideram difícil confiar em DEUS. Deixam que seus planos interfiram em seu relacionamento com DEUS. Não deixe que as inquietações com o amanhã afetem seu relacionamento com DEUS hoje. 
   PAI, AJUDA-NOS A OBEDECERMOS AO TEU CHAMADO E PROPÓSITO.  

MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
ESTUDO DO LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA
BÍBLIA SAGRADA E BÍBLIA DE ESTUDO
SALGUEIRO/ PERNAMBUCO/ BRASIL
DATA: 03/09/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário