quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O DONO DA OBRA É QUEM AVALIA!




'

             O DONO DA OBRA É QUEM AVALIA

   "Segundo a graça de DEUS que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é JESUS CRISTO. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. Não sabeis que sois santuário de DEUS e que o ESPÍRITO de DEUS habita em vós? Se alguém destruir o santuário de DEUS, que sois vós, é sagrado. Ninguém se engane a si mesmo: Se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se astuto para se torna sábio. porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de DEUS; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. 1 Coríntios 3.10-19".

   "Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através de fogo. (v 14s - ARA)".

   Gostamos de olhar para trás e admirar o que fazemos, não é verdade? Quando dá certo, a satisfação é grande. O relato da criação registra diversas vezes que DEUS viu que ficou bom (Gn 1). Não há pagamento que seja equivalente a isso. Lembro-me do pediatra que acompanhou o nascimento do nosso primeiro filho. Ao acertar as despesas, elogiamos seu trabalho naquele momento de alegria nossa. Não esqueço do que ele respondeu: "A gratidão de vocês vale mais do que o dinheiro que estou recebendo!". Por outro lado, quando algo não dá certo, somos questionados: "Foi desleixo? Incapacidade?".
   Um carpinteiro estava para se aposentar. Ele contou a seu chefe que iria largar o serviço de carpintaria para viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu perder um de seus melhores empregados, mas pediu-lhe que ainda construísse uma última casa. O carpinteiro consentiu, mas era visível que seu coração já não estava mais no que fazia. Ele não se empenhou. Utilizou materiais de qualidade inferior. Foi um lamentável fim de carreira.
   Quando terminou seu trabalho, o construtor veio excepcionar a casa e entregou as chaves dela ao carpinteiro, dizendo: "Esta casa é sua É meu presente a você". Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora ele teria de morar numa casa feita de qualquer maneira.
   Paulo chamou os coríntios de meninos na vida cristã porque ainda não eram espiritualmente saudáveis e maduros. A prova era que eles discutiam como crianças, permitindo que  divisões os distraíssem. Os cristãos imaturos são "CARNAIS", controlados por seus próprios desejos. Já os crentes maduros estão em sintonia com a vontade de DEUS. Quanta influência a vontade de DEUS tem sobre a sua vida? Sua meta deve ser, permitir que a vontade de DEUS seja a sua. Ser controlada por seus próprios desejos leva a pessoa ao retardamento do seu crescimento.
   Paulo plantou a semente da mensagem das Boas Novas no coração das pessoas. Paulo foi um missionário pioneiro, trouxe a mensagem da salvação. Apolo regou a semente, ajudou os crentes a crescerem mais fortes na FÉ. Paulo fundou a Igreja em Corinto, e Apolo construiu sobre esse alicerce. Tragicamente os crente de Corinto se dividiram em facções, garantindo lealdade a diferentes mestres (Ver 1 Coríntios 1.11-13). Após o trabalho dos pregadores. DEUS é quem dá aos cristãos o crescimento. Nossos lideres certamente devem ser respeitados, mas nunca devemos colocá-los em pedestais que criem barreiras entre as pessoas, ou considerá-los como substituto de CRISTO.
   A obra de DEUS envolve muitos indivíduos diferentes com uma variedade de dons e habilidades. Não existem "ESTRELAS" nessa tarefa, somente membros da equipe executando suas funções especificas. Podemos nos tornar membros úteis da equipe de DEUS, colocando de lado nosso desejo de receber a glória pelo que fazemos. Não busque o elogio que vem das pessoas - neste é comparativamente desprezível. Antes, busque a aprovação de DEUS. 
   O fundamento da igreja é JESUS CRISTO. Paulo pôs o fundamento (PREGANDO A RESPEITO DE CRISTO) quando começou a igreja de Corinto. Aqueles que edificam a Igreja - os ministros, ensinadores, pregadores, pais e outros - devem utilizar material de alta qualidade (DOUTRINA E MODO DE VIVER CORRETOS. 3.12) que correspondam aos padrões de DEUS. Paulo não criticou Apolo, e sim desafiou os futuros lideres da Igreja a terem uma pregação a um ensino sadios.
   Na Igreja fundamentada em JESUS CRISTO, cada membro deve ser espiritualmente maduro, sensível e ter em sua vida a sã doutrina. A Igreja de Corinto, porém, estava repleta de membros cujas obras que eram  de "MADEIRA, FENO, E PALHA"; membros que eram imaturos, insensíveis uns para com os outros e vulneráveis a doutrinas erradas (1 Co 3.1-4). Sem dúvida, eles tinham muitos problemas. Os membros da Igreja local deveriam ser comprometidos com CRISTO. Seu caráter cristão pode resistir à prova?
   Um edifício é tão sólido quanto seu alicerce. O fundamento de nossa vida é JESUS CRISTO; Ele é nossa base, nossa razão de ser. Tudo o que somos e fazemos deve ajustar-se ao padrão fornecido por Ele. Você está edificando sua vida no único fundamento verdadeiro e duradouro ou em um defeituoso, como a riqueza, a segurança, o sucesso e a fama?
   As duas maneiras seguras de destruir um edifício são mexer no alicerce e construir com materiais de qualidade inferior. A Igreja deve ser fundamentada em CRISTO, não em qualquer pessoa ou principio. CRISTO avaliará a contribuição de cada ministro para a vida da igreja, e o dia do julgamento revelará a sinceridade do trabalho de cada pessoa. DEUS determinará se uma pessoa foi fiel ou não as instruções de JESUS. O bom trabalho será recompensado. O trabalho infiel ou inferior será destruído. A frase "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" significa que aqueles que trabalham mal, mas foram fieis ao SENHOR, alcançarão a salvação. Mas as suas realizações não servirão para nada.
   Da mesma maneira que nosso corpo e o "Templo do ESPÍRITO SANTO 1 Co 6.19", a igreja ou comunidade cristã é o templo de DEUS. Da mesma maneira que o Templo dos judeus em Jerusalém não deveria ser destruído, a igreja não deve ser danificada nem arruinada por divisões, controvérsias ou por outros pecados dos membros que se reúnem para adorar a DEUS.     
   Paulo não estava dizendo aos crentes de coríntios que deveriam negligenciar a busca do conhecimento. Estava advertindo-os a não glorificarem a sabedoria deste mundo. O modo de pensar de DEUS é muito superior ao nosso; Ele conhece todos os pensamentos fúteis dos "SÁBIOS". Os coríntios se gabavam da sabedoria de seus líderes e ensinadores. O orgulho os fazia dar mais valor ao mensageiro do que a mensagem. Só deveria depositar nossa confiança em DEUS.
   Assim vale: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o SENHOR, e não para os homens, sabendo que receberão do SENHOR a recompensa da herança. Colossenses 3.23"
   SENHOR TENHA MISERICÓRDIA DE MIM. AMÉM!!!

MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
LIVRO DE ESTUDO ORANDO EM FAMÍLIA,
BÍBLIA SAGRADA, BÍBLIA DE ESTUDO.
SALGUEIRO/ PERNAMBUCO BRASIL.
13/09/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário