terça-feira, 13 de março de 2018

A DÁDIVA DO ESPÍRITO SANTO




         A DÁDIVA DO ESPÍRITO SANTO

   "Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não porém, a sabedoria deste século, nem  a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; mas falamos a sabedoria de DEUS em mistério, outrora oculta, a qual DEUS preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o SENHOR da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam. Mas DEUS no-lo revelou pelo ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO e todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de DEUS. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de DEUS, ninguém as conhece, senão o ESPÍRITO de DEUS. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o ESPÍRITO que vem de DEUS, para que conheçamos o que por DEUS nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo ESPÍRITO, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do ESPÍRITO de DEUS, porque lhes são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do SENHOR, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de CRISTO. 1 Co 2.6-16".
   "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em CRISTO JESUS. Porque a lei do ESPÍRITO da vida, em CRISTO JESUS, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez DEUS enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou DEUS, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o ESPÍRITO. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o ESPÍRITO, das coisas do ESPÍRITO. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do ESPÍRITO, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra DEUS, pois não está sujeito à lei de DEUS, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a DEUS. Vós, porém, não estais na carne, mas no ESPÍRITO, se, de fato, o ESPÍRITO de DEUS habita em vós. E, se alguém não tem o ESPÍRITO de CRISTO, esse tal não é dele. Se, porém, CRISTO está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o ESPÍRITO é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o ESPÍRITO daquele que ressuscitou a JESUS dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a CRISTO JESUS dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu ESPÍRITO, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver, segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo ESPÍRITO, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo ESPÍRITO de DEUS. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o ESPÍRITO de ADOÇÃO, baseados no qual clamamos : ABA, PAI. O próprio ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros em CRISTO; se com ele sofremos, também com Ele seremos glorificados. Rm 8.1-17".

   "O próprio ESPÍRITO testemunha ao nosso espírito que somos filhos de DEUS. Rm 8.16".

   Quando estou em silêncio e minha esposa está por perto, costumo ouvir a mesma pergunta: "O que você está pensando?". Ela não tem condições de saber o que passa na minha mente, a não ser que eu o diga. Por mais que ela quisesse, não há como saber o que está se passando nos meus pensamentos. Eu preciso declarar.
   Dessa mesma maneira, os seres humanos somente têm acesso aos pensamentos de DEUS, se Ele mesmo revelar. Ele é nosso Criador, e nós, suas criaturas. Assim como os céus são mais altos do que a terra, ... os Seus pensamentos são mais altos do que os pensamentos dos seres humanos. Isaías 55.9. Além disso, somos criaturas que se rebelam e teimam com seu Criador. Por isso não temos condições alguma de saber nem compreender nada sobre DEUS, se Ele mesmo não se apresentar a nós.
   A pessoa que já entendeu a sabedoria de DEUS revelada na loucura da cruz tem a presença do ESPÍRITO SANTO na sua vida. E ser possuído pelo ESPÍRITO de DEUS significa participar do conhecimento que DEUS mesmo tem a seu próprio respeito. Alguém que antes não perguntava por DEUS ou não o compreendia, agora faz parte da vida de DEUS. O ESPÍRITO SANTO faz com que o crente e DEUS possam estar sempre conectados. Ele age na vida daquele que crê dando-lhe a certeza da filiação divina e da salvação. Também nos guia pelos caminhos de DEUS "O próprio ESPÍRITO testemunha ao nosso espírito que somos filhos de DEUS. Rm 8.16". A cada dia, o crente recebe a direção certa para que a viva a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS. Rm 12.2.
   Você e eu somos privilegiados, pois temos livre acesso aos planos, pensamentos e propósitos de salvação de DEUS por meio do Seu ESPÍRITO que habita em nós.
   "A sabedoria de DEUS, oculta um  mistério" é sua oferta de salvação para todas as pessoas. Originalmente desconhecido da humanidade, esse plano tornou-se extremamente claro quando JESUS ressuscitou dos mortos. Sua ressurreição provou que Ele tinha poder sobre o pecado e a morte, e que também podia oferecer-nos esse poder (Ver 1 Pe 1.10-12) e a primeira nota sobre (Romanos 16.25-27). O plano de DEUS, porém, ainda está oculto para os incrédulos porque estes se recusam a aceitá-lo, preferem ignorá-lo ou simplesmente não ouviram falar sobre o assunto.
   JESUS foi incompreendido e rejeitado por aqueles que o mundo considerava sábios e notáveis. CRISTO foi morto pelos governantes da Palestina - o sumo sacerdote, o rei Herodes, Pilatos, os fariseus e os saduceus. A rejeição de JESUS por parte desses governantes foi predita em (Isaías 53.3 e Zacarias 12.10-11)
   Não podemos imaginar tudo o que DEUS tem reservado para nós, tanto nesta vida como na eternidade. Ele criará um NOVO CÉU e uma NOVA TERRA (Isaías 65.17; Ap 21.1), e viveremos com Ele para sempre. Até que isso aconteça, o ESPÍRITO SANTO nos confortara e nos guiará. Conhecer o maravilhoso e eterno futuro que nos aguarda nos dá esperança e coragem para seguir adiante nesta vida, suportar o sofrimento e não ceder a tentação. Este mundo não é tudo o que existe. O melhor está por vir.
   "As profundezas de DEUS" se referem a natureza incomensurável de DEUS e ao seu plano maravilhoso - a morte e ressurreição de JESUS - e a promessa da salvação revelada somente para aqueles que creem que as Palavras divinas são verdadeiras. Aqueles que creem na morte e na ressurreição de CRISTO e depositam nEle a sua FÉ saberão tudo o que precisam para ser salvos. Esse conhecimento, porém, não pode ser alcançado mesmo pelas pessoas mais sábias, a menos que elas aceitem a mensagem de DEUS. Todos os que a rejeitam são tolos, não importa o quão sábios o mundo os considere.
   As palavras de Paulo possuem autoridade porque sua fonte é o ESPÍRITO SANTO. Paulo não estava apenas expondo seu ponto de vista pessoal ou sua impressão do que DEUS disse sob a inspiração do ESPÍRITO SANTO, ele escreveu muitos pensamentos e palavras de DEUS.
   Os não cristãos não podem entender as verdades espirituais e não podem assimilar o conceito de que o ESPÍRITO de DEUS vive em cada um dos crentes. Não espere que a maioria das pessoas aprove ou entenda as suas decisão de seguir a CRISTO. Isso tudo parece tolice para elas. Da mesma maneira que uma pessoa surda não pode apreciar uma boa música, a pessoa que rejeita CRISTO não pode entender as verdades do ESPÍRITO de DEUS. Com as linhas de comunicação rompidas, a pessoa não poderá ouvir o que DEUS está lhe dizendo.
   Ninguém pode saber o que o SENHOR está pensando (Rm 11.34), mas, pela direção do ESPÍRITO SANTO, os crentes têm a compreensão de alguns dos planos, pensamentos e ações de DEUS. Eles têm, de fato, "A MENTE DE CRISTO". Por intermédio do ESPÍRITO SANTO, nós poderemos vir a conhecer os pensamentos de DEUS, falar com Ele e esperar suas respostas as nossas orações. Você está passando tempo suficiente com CRISTO para ter sua mente? Uma relação intima com CRISTO ocorre somente qu..ando estamos constantemente em sua presença e vivendo de acordo com a sua Palavra.


   ALELUIA! OBRIGADO SENHOR, PELO TEU.ESPÍRITO QUE HABITA EM MIM. AMÉM.

MARIA IVONEIDE SIQUEIRA NETO
ESTUDO DO LIVRO ORANDO EM FAMÍLIA
BÍBLIA DE  ESTUDO - BÍBLIA SAGRADA
SALGUEIRO-PERNAMBUCO 13/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário